1. Planejamento Sustentável
Antecipe a demanda e ajuste os recursos com responsabilidade. Otimize rotas para reduzir o combustível e priorizar os veículos elétricos. O planejamento eficaz não apenas melhora as entregas, mas também reduz o impacto ambiental.
2. Gestão de Estoque Responsável
Controle seu inventário para evitar desperdícios e perdas após a temporada. Colabore com fornecedores sustentáveis e mantenha o estoque apertado, otimizando os reabastecimentos no pico de demanda.
3. Entregas consolidadas e microhubs
A redução de viagens por meio da consolidação de entrega e microhubs diminui o consumo de combustível. Localize esses hubs em áreas estratégicas para otimizar rotas e minimizar o impacto na última milha.
4. Opções sustentáveis do cliente
Ofereça aos seus clientes alternativas para entrega em grupo ou armários. Isso reduz o tráfego e mostra um compromisso ambiental que os consumidores valorizam cada vez mais.
5. Colaboração para Logística Verde
Colabore com outras empresas para compartilhar rotas e veículos. As alianças estratégicas nos permitem otimizar recursos e reduzir custos, ajudando o meio ambiente e as operações.
6. Tecnologia Verde
Implemente tecnologias de otimização de rotas e monitoramento em tempo real. Considere veículos elétricos para entregas, maximizando a eficiência e reduzindo as emissões.
7. Avaliação sustentável de final de temporada
No final da temporada, avalie os prazos de entrega e a pegada ambiental. Identifique as práticas sustentáveis mais eficazes e torne-as parte de sua operação contínua.
Quais práticas sustentáveis você considera mais eficazes para enfrentar os picos de demanda em sua empresa? Conte-nos como você está se preparando para o final do ano e compartilhe suas ideias!
Autor: Jose Antonio Vallejo
É peruano, formado em Economia e tem especialização em Marketing.
LinkedIn Top Voice / Presidente Executivo e Fundador VALLEJOGROUP / Mentor / Consultor / Speaker Internacional / Conselheiro / Diretor / Chief Executive Officer