Locação e eletrificação de frotas: O futuro da logística já começou!

Mundo Logística: locação e eletrificação de frotas – estratégias para eficiência e economia no mercado brasileiro.

Locação e eletrificação de frotas – o e-commerce brasileiro segue em ritmo acelerado, em 2024 movimentou R$ 204,3 bilhões e a projeção para 2025 é ultrapassar os R$ 234 bilhões, segundo a ABComm. No entanto, esse crescimento encontra um gargalo conhecido: a última milha – etapa que pode representar até 65% do custo total do transporte e quase 60% das emissões de gases na logística urbana

Diante desse desafio, duas estratégias estão se consolidando como protagonistas da nova mobilidade logística: locação de frotas e eletrificação

📈 Locação de frotas: eficiência sem imobilizar capital 

No Brasil, o setor de locação faturou R$ 52,9 bilhões em 2024, com crescimento de 17,8% em relação ao ano anterior (ABLA). Consequentemente, cada vez mais empresas estão trocando a posse pela flexibilidade de acesso a veículos, garantindo previsibilidade de custos, disponibilidade e modernização da frota. Em outras palavras, essa abordagem é crucial para a frota elétrica logística urbana.

De acordo com Silvio Campos, diretor comercial da Addiante, essa escolha é estratégica principalmente na última milha, que exige veículos confiáveis, preparados para diferentes tipos de carga e com alta disponibilidade. Além disso, a locação possibilita acesso a tecnologias embarcadas – como telemetria e torre de controle – que trazem inteligência e segurança à operação, otimizando, assim, a gestão da frota elétrica.

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⚡ Eletrificação: economia e sustentabilidade na prática 

A eletrificação da frota já deixou de ser tendência para se tornar realidade. Por exemplo, como destacou Nelson Füchter Filho, Fundador da Fever Mobilidade, os veículos comerciais elétricos são a peça-chave para viabilizar entregas rápidas, econômicas e sustentáveis na logística urbana.

Empresas que operam com veículos Fever relatam: 

  • até 80% de redução no custo por km rodado
  • Menor gasto com combustível e manutenção, 
  • Maior confiabilidade na autonomia das baterias, 
  • Maior segurança para os motoristas (câmbio automático) 

 

Clientes como WEG, iFood, Yalla, Lalamove, Mercado Livre, Ambev, Flexicotton e Confins Transportes comprovam na prática os resultados da eletrificação. Especificamente, a Yalla percorreu 76 mil km em seis meses, economizando 80% por veículo e evitando a emissão de 17,8 toneladas de CO₂. Dessa forma, isso destaca o impacto positivo da frota elétrica na logística urbana.

🌍 O futuro da logística urbana 

Nos próximos anos, veremos três grandes movimentos: 

  1. Digitalização em escala com inteligência de dados e automação; 
  1. Transição para frotas de baixa ou zero emissão, acelerada por metas ESG e regulações ambientais; 
  1. Mudança de mentalidade – empresas substituindo a posse de ativos por contratos de locação de longo prazo. 


A previsão de Füchter é clara: “Em suma, antes do final da década, a logística urbana será quase totalmente elétrica.” 


 
📌 Este artigo foi desenvolvido a partir da reportagem publicada na revista MundoLogística, escrita por Camila Lucio, em 08/09/2025. 

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Esse tema, e diversos outros, foram debatidos no Podcast Papo de Última Milha, com Nelson Füchter Filho, fundador da Fever, e o PhD em economia Samy Dana

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