Os 7 desafios mais comuns na logística de última milha e como superá-los

A logística de última milha é um componente crucial para as empresas que buscam atender às demandas do consumidor moderno. No entanto, com a sua importância surgem desafios únicos.

Quer conhecê-los? Continue lendo:

Alto custo de entrega

Longas distâncias e tráfego urbano aumentam o custo por entrega, afetando a rentabilidade, o que requer otimização.

Solução: Otimizar rotas e utilizar pontos de coleta.

Expectativas de entrega rápida

Os clientes exigem entrega em 24 horas ou no mesmo dia, o que pressiona as operações logísticas e pode afetar a fidelização.

Solução: Implementar armazéns urbanos para entregas rápidas.

Gestão de Devoluções 

O elevado volume de devoluções gera atrasos e custos, pelo que geri-los de forma eficiente é fundamental para melhorar a experiência do cliente.

Solução: Implementar logística reversa e pontos de coleta.

Congestionamento Urbano e Tráfego 

O trânsito nas cidades gera atrasos e maiores custos operacionais em combustível e tempo, o que impacta nas entregas.

Solução: Use veículos elétricos e planeje horários fora de pico.

Sustentabilidade e pegada de carbono 

As empresas enfrentam pressão para reduzir o seu impacto ambiental, mas fazê-lo aumenta os custos iniciais se não forem adoptadas estratégias adequadas.

Solução: Utilizar frotas elétricas e otimizar rotas.

Visibilidade e rastreamento em tempo real 

Os clientes esperam acompanhar os seus pedidos em tempo real, mas nem todas as tecnologias podem fornecer esta visibilidade crítica para a experiência.

Solução: Adote sistemas avançados de monitoramento e rastreamento.

Escalabilidade de Operações 

A ascensão do comércio eletrônico torna difícil escalar a logística de última milha de forma eficiente sem gerar mais complexidade e custos.

Solução: Automatize processos e use IA para escalar.

Esses desafios podem ser superados com tecnologias e estratégias inovadoras que equilibrem custos, eficiência e satisfação do cliente.

Autor: Jose Antonio Vallejo 

É peruano, formado em Economia e tem especialização em Marketing.

LinkedIn Top Voice / Presidente Executivo e Fundador VALLEJOGROUP / Mentor / Consultor / Speaker Internacional / Conselheiro  / Diretor / Chief Executive Officer 

Compartilhe:

Posts recentes: