Que porcentagem do tráfego nas cidades da América Latina corresponde à distribuição urbana de mercadorias?

A distribuição urbana de mercadorias (DUM) representa entre 20% e 40% do tráfego de veículos em cidades como Bogotá e Cidade do México. Este aumento deve-se ao aumento do comércio eletrónico e à falta de infraestruturas adequadas, o que intensifica o congestionamento. Além disso, o DUM é responsável por até 25% das emissões de gases com efeito de estufa nestas áreas urbanas.

A ascensão do comércio eletrônico e seu impacto 

O comércio eletrônico disparou o número de entregas de última milha, aumentando o tráfego de veículos de carga. Isto se traduz em mais congestionamentos e emissões poluentes. Segundo o BID, o DUM contribui com até 25% das emissões nas áreas metropolitanas. A pandemia acelerou esta tendência, complicando ainda mais a mobilidade urbana.

Por que o DUM ainda é tão problemático?

A falta de regulamentos rigorosos para veículos leves e infraestruturas deficientes agravam o impacto do DUM. Isto é evidente em cidades onde vans e caminhões leves ocupam ruas movimentadas durante a hora do rush. A elevada dependência do transporte rodoviário também contribui para este problema.

Soluções sustentáveis ​​em andamento

Para reduzir o impacto do DUM, estão sendo implementadas medidas como a consolidação de centros logísticos urbanos e a utilização de veículos elétricos. Essas soluções otimizam rotas e reduzem o número de viagens de entrega, diminuindo o congestionamento. A eletrificação da frota é fundamental para melhorar a sustentabilidade.

O que vem por aí para a distribuição urbana na América Latina?

O crescimento da procura de transporte nas cidades latino-americanas exige soluções urgentes. Estima-se que a procura poderá triplicar até 2050, duplicando as emissões de carbono. Os centros logísticos urbanos e um melhor planeamento de rotas podem fazer parte da solução para o crescimento sustentável.

Conclusão

A distribuição urbana de bens coloca desafios logísticos e ambientais. Iniciativas como a eletrificação da frota e a consolidação dos centros logísticos podem reduzir significativamente o impacto no tráfego e nas emissões. A colaboração entre setores será fundamental para uma logística urbana mais eficiente e sustentável.

Autor: Jose Antonio Vallejo 

É peruano, formado em Economia e tem especialização em Marketing.

LinkedIn Top Voice / Presidente Executivo e Fundador VALLEJOGROUP / Mentor / Consultor / Speaker Internacional / Conselheiro  / Diretor / Chief Executive Officer 

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