Estima-se que na Espanha sejam distribuídas diariamente quatro milhões de embalagens, a maior parte delas destinadas à área metropolitana de uma grande cidade, onde se concentra 55 % da população. A entrega de encomendas disparou especialmente durante a Covid devido ao aumento nas compras online, que continuaram a crescer a dois dígitos mesmo depois de a pandemia ter terminado. Esta nova mobilidade apenas agravou os problemas de congestionamento do tráfego, falta de estacionamento e má qualidade do ar que já existiam nas áreas urbanas há anos.
No contexto do compromisso da União Europeia em encontrar soluções inovadoras destinadas a reduzir os impactos negativos do transporte urbano de mercadorias e promover o transporte intermodal, reduzindo o tráfego e otimizando as entregas, um grupo de investigadores apresenta o estudo “Rumo a uma logística urbana mais verde: uma aplicação de métodos ágeis algoritmos de roteamento para distribuição em microhubs em Barcelona“, onde fornecem uma proposta de rede para a distribuição urbana de mercadorias. “Há anos estudamos possíveis soluções e, além de determinar que não existe uma opção única, vimos que é necessária uma colaboração muito mais estreita entre o setor público e o mundo privado”, explica Cristian Castillo Gutiérrez, professor do Departamento de Estudos Doutor em Economia e Negócios pela Universitat Oberta de Catalunha (UOC) e pesquisador do grupo de pesquisa Sustentabilidade, Gestão e Transporte (SUMAT).
A proposta apresentada no estudo, cujo desenho foi publicado abertamente na European Transport Research Review, concentra-se na cidade de Barcelona, onde os investigadores localizaram 1.057 pontos para entrega de encomendas. São microhubs localizados em estações de transportes públicos, mercados, centros comerciais, correios, parques de estacionamento, edifícios existentes e pontos de recolha. “Já existem estacionamentos públicos que cederam vagas para empresas privadas de entrega de encomendas e, para os demais pontos propostos, teríamos que ver que investimento eles exigem para que possam ser habilitados”, afirma Castillo.
Um algoritmo de endereçamento
Os autores não apenas identificaram esses milhares de potenciais microhubs intermodais para uma entrega mais eficiente de encomendas em Barcelona, mas também desenvolveram um algoritmo de roteamento ágil para otimizar o trabalho dos entregadores. Não menos importante, também promoveram entregas a serem feitas com bicicletas de carga e pequenos caminhões elétricos para contribuir para a melhoria da qualidade do ar da cidade e para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
O algoritmo desenvolvido gera planos de distribuição adaptativos levando em consideração os custos de operação de microhubs e custos de roteamento de veículos, utilizando métodos heurísticos e de aprendizado de máquina aprimorados por técnicas de paralelização. Desta forma, graças à inteligência artificial, são gerados rapidamente planos de rotas de alta qualidade com base na infraestrutura e nos modos de transporte e pontos de entrega. Ressalta-se que o algoritmo se adapta de forma dinâmica e utiliza técnicas multiobjetivo para que cada plano de endereçamento atinja o que se conhece como eficiência de Pareto, ou seja, planos em que não é possível alguém obter um ganho maior sem perder outro.
“As equipes de investigação envolvidas passaram anos a desenvolver algoritmos inteligentes capazes de nos ajudar a tomar decisões ótimas e, assim, melhorar os serviços de transporte e logística das empresas com as quais colaboramos. Neste caso, estes algoritmos permitiram gerar novos modelos de atendimento aos cidadãos das áreas urbanas, que podem ser muito úteis às administrações públicas”, afirma o pesquisador da UPV Ángel A. Juan.
Cristian Castillo afirma que os testes de campo realizados em Barcelona mostraram “resultados promissores”, pois forneceram cenários potenciais para a redução das emissões de gases com efeito de estufa e para a melhoria dos prazos de entrega, bem como da satisfação dos clientes, dos trabalhadores do setor e dos destinatários finais.
Artigo publicado em outubro de 2024 no site www.alimarket.es
Participaram do estudo além dos professores e pesquisadores citados no artigo, Eduard Josep Álvarez Palau, professor de Economia e Estudos Empresariais e pesquisador líder do grupo Urbanização, Comércio e Logística Sustentável (URBANLOG); Javier Panadero Martínez, professor do Departamento de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB); e Ángel A. Juan, professor de Análise de Dados e Pesquisa Operacional e pesquisador principal do grupo Intelligent Computing & Systems Optimization (ICSO) do Centro de Pesquisa em Gestão e Engenharia de Produção (CIGIP) do Campus Alcoi da Universidade Politécnica de Valência ( UPV).